-
Arquitetos: Studio Carolina Brandalise
- Área: 34 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Débora Zandonai
-
Fabricantes: ACT 3D, AutoDesk, Berneck, Cerâmica Portinari, Deca, Duratex, Gnatus, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Era necessário fazer em 34m² de uma sala comercial um consultório atípico, único e funcional.... A proposta foge do tradicional de um consultório odontológico de ser em tons claros. O uso de muita madeira e marcenaria azul comprova a fuga. A cor azul transmite involuntariamente seriedade ao projeto, enquanto a madeira traz o aconchego e um toque de lar.
Ao chegar na recepção do consultório, o paciente já se depara com um enorme quadro, expressivo e instigante. A porta que acessa o restante do consultório se camufla em uma divisória ripada em marcenaria. A circulação deixa de ser a “sobra” do projeto e complementa o mesmo; toda revestida em madeira, com iluminação pontual e cênica.
Para suprir a necessidade do cliente, era necessário criar um armário para armazenamento de materiais de limpeza e outros itens. Cria-se no fundo da circulação, um armário oculto, seguindo a mesma linha da divisória ripada. O mesmo passa desapercebido pelo paciente, porém, funcional e necessário no consultório.
No lavabo, madeira e porcelanato marmorizado cinza fazem contraste com a cuba de piso e o vaso sanitário brancos.
A sala de atendimento e trabalho do dentista se delimitam através de grandes portas de vidro com estrutura preta. A luminosidade natural da sala é um ponto de extrema importância no projeto, que, junto com o piso polido claro e a pedra branca da bancada, fazem o papel de clarear e ampliar o ambiente de mobiliário escuro.
A pedra utilizada na bancada foi o quartzo branco, as cubas foram esculpidas na mesma.
Apesar de ousar nas cores e texturas, o consultório é clean. Linhas retas, simplicidade no desenho dos móveis, puxadores usinados, forro de gesso liso com luminárias lineares, cubas esculpidas na própria pedra, entre outros.